Notícias do Flamengo

Flamengo e Independiente Del Valle: o que esperar? – FALANDO DE FLAMENGO

Na próxima terça-feira (28), o Flamengo enfrentará o Independiente Del Valle pela Recopa Sul-Americana. O jogo, que acontece às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, exige uma vitória do time Rubro-Negro para reverter o ocorrido em Quito. Entretanto, na casa equatoriana, os brasileiros perderam por 1 a 0.

Para pensar na partida, vale rememorar o passado. Em 2020, os times disputaram a mesma competição e acabou com vitória flamenguista. Entretanto, as mudanças ocorridas e o jogo de ida podem mostrar um caminho diferente. Confira o retrospecto.

O jogo de ida Flamengo e Independiente Del Valle

Nas terras equatorianas, contra os atuais campeões da Copa Sul-Americana. O número de finalizações representa bem o aconteceu na última semana: 25 a 7 para o Independiente.

O Flamengo finalizou quatro vezes no primeiro tempo, quando teve real oportunidade de gol. A primeira aconteceu com David Luiz, aos cinco minutos, e a segunda com Gabigol, aos 41. Além disso, os outros números também comprovam a superioridade dos equatorianos.

Números do jogo de ida Independiente X Flamengo

Cartões

Outro ponto importante da partida é a quantidade de cartões distribuída ao longo do jogo. Durante a disputa que durou 98 minutos, o juiz levantou os cartões onze vezes. Delas, seis foram para o Independiente Del Valle (cinco amarelos e um vermelho) e cinco para o Flamengo (todos amarelos). O resultado é que saiu praticamente um cartão a cada nove minutos de jogo.

O presente repete o passado? Relembre a final de 2020 entre Flamengo e Independiente Del Valle

Bruno Henrique em jogo contra Independiente Del Valle em 2020 – Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Além do último jogo, os times passaram por situação semelhante na Recopa de 2020. Na época, disputavam a final do mesmo campeonato e o jogo acabou com vitória do Flamengo por 5 a 2 no agregado. Na primeira partida foram dois gols marcados por Bruno Henrique e Pedro, enquanto na volta foram dois de Gerson e um de Gabigol. Mas, o presente não repete o passado.

Elenco

Em 2020, o técnico não era o mesmo. A vitória rubro-negra foi conquistada pelo português Jorge Jesus. Além disso, do time titular no jogo de volta em 2020, quatro saíram, sendo eles Diego Alves, Rafinha, Gustavo Henrique e Willian Aragão. Assim, a defesa foi a zona mais modificada.

Esquema tático

Quando venceu o Independiente Del Valle, o Flamengo tinha um esquema bem definido e conhecido de Jorge Jesus. O time tinha como prioridade a posse de bola, a fim de proteger a linha defensiva. Na época, o Rubro-Negro sofreu com a altitude, mas conseguiu impor seu estilo no Maracanã.

Como um técnico novato no time, ainda busca seu melhor esquema com a gama de jogadores que possui. Dentre suas principais angústias está, justamente, a inconsistência defensiva. O Flamengo sofreu 13 gols em 13 partidas neste ano, uma das piores marcas entre os clubes da Série A.

O jogo de volta: Flamengo e Independiente Del Valle

Uma semana após o jogo de ida, o Flamengo contou com boas e más notícias. Gerson e Pedro, que sentiram dores musculares no último jogo, poderão integrar a equipe na terça-feira. Entretanto, Léo Pereira segue fora devido à lesão na coxa.

Dessa forma, a escalação deve ser a seguinte: Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro.

O Independiente Del Valle contará com seu time titular completo. Assim, a escalação será: Moisés Ramírez; Schunke, Carabajal e García Basso; Matías Fernández, Pellerano, Favarelli e Caicedo; Alcívar, Sornoza e Lautaro Díaz.

Para superar os equatorianos e conquistar a Recopa Sul-Americana, o Rubro-Negro deve vencer a partida com pelo menos dois gols de diferença. A missão conta com o apoio da torcida, já que o jogo será na casa carioca. Até o momento foram vendidos mais de 56 mil ingressos.

Outras informações do jogo

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ) Data e hora: 28 de fevereiro de 2023, às 21h30 (de Brasília) Árbitro: Andres Matonte (URU) Assistentes: Nicolas Tarán (URU) e Martin Soppi (URU) Árbitro de vídeo: Andres Cunha (URU) Onde assistir: ESPN e Star+